CHURRASCO PERFEITO - 6° CAPÍTULO - AS FACAS DO CHURRASCO

De vital importância para um grande número de tarefas, o cozinheiro deve ter à sua disposição uma boa variedade de facas para uso geral e específico. Hoje em dia existem vários tipos, mas eu vou falar apenas das principais facas utilizadas no churrasco.



- FACA DO CHEF: é a mais versátil de todas. Tem lâmina triangular de 15-30 cm. Sua ponta ligeiramente curvada permite que se "balance" a faca, facilitando o ato de picar. Essa faca não pode faltar no seu estojo! Ela tem uma boa ponta para limpar a carne, é ótima para cortar as carnes e tem um formato que permite picar temperos. Um bom tamanho é a de 20cm que te permite cortar peças de carne inteiras, sem perder a flexibilidade.


- FACA DE DESOSSA: é a faca do açougueiro, usada para separar a carne do osso. Tem lâmina longa e rígida (9-15cm), o que permite uma boa transferência de esforço em cortes precisos; e uma ponta curva afiada, facilitando a desossa.


- FACA DE FILETEAR: tem lâmina longa e flexível com cerca de 20cm. Sua flexibilidade é boa para adaptar-se à curvaturas, tornando-a ideal para peixes crus, frutas e legumes.


-CUTELO: o peso da sua grande lâmina achatada e retangular é ideal para cortar a carne nos ossos e juntas.


-FAQUINHA (DE DESCASCAR): tem o formato semelhante à faca do Chef, porém sua lâmina tem de 6-9cm e é uma faca de grande utilidade. Graças ao seu tamanho, é excelente para cortar e descascar frutas e legumes, e boa também para pedaços pequenos de carne.


- FACA DE BRISKET: faca de ponta arredondada com aproximadamente 28cm de lâmina. Seu tamanho permite cortar peças grandes de carne, como o brisket, e sua ponta arredondada permite que a faca não desmache carnes defumadas no movimento de vai e vem do corte, deixando a fatia perfeita. Além do briket, é utilizada também para fatiar bacon, pancetta, presunto e outras carnes defumadas e grandes.


PARA QUE SERVEM OS SULCOS E BURACOS PRESENTES EM ALGUMA FACAS?

Eles servem para criar um espaço de ar entre a lâmina e a carne, impedindo que a fatia grude na faca.


Procure por facas de inox e de marcas renomadas, como a Zwilling. Facas de inox precisam de menos cuidados e boas marcas utilizam metais de qualidade que se mantém afiados por mais tempo. De qualquer forma, para se ter facas eficientes é importante que as mantenha afiadas e tome cuidados como: sempre lavar com a parte macia da esponja, cortar em cima de tábuas de mardeira ou plástico e guardá-las e transportá-las em estojos de proteção.


Para que uma faca fique sempre afiada, devemos utilizar dois instrumentos: a chaira e a pedra de afiar.


- CHAIRA: mesmo com o uso correto da faca, ocorrem amassados e ondulações que dificultam o corte, portanto utilizamos a chaira para devolver o fio de corte à faca. A chaira pode ser utilizada por várias vezes durante o mesmo dia.


- PEDRA DE AFIAR: o fio da faca pode se danificar pelo mal uso e também com o tempo de utilização da faca. Nessa situação, utilizar somente a chaira não vai devolver o fio à faca, para isso deve-se usar a pedra de afiar. Mas fique atento porque não é tão fácil assim utilizar uma pedra e ao invés de afiar a faca, é mais provável que você danifique sua faca. Portanto, quando sua faca estiver precisando ser afiada, o ideal é que você procure um profissional.


Eu confesso que mesmo depois de anos na cozinha, eu utilizo sim a chaira, mas não me atrevo a afiar as minhas facas. Prefiro que uma pessoa especializada faça isso.


Cuide da sua faca com carinho! Ela também é essencial para que seu churrasco fique perfeito. Tenham todos uma ótima semana e até o próximo post!



Beijos da Mimosa!

0 visualização0 comentário