CHURRASCO PERFEITO - 5° CAPÍTULO - QUAIS SÃO OS SAIS UTILIZADOS NO CHURRASCO?

Um dos itens que faz parte de um churrasco perfeito é definitivamente saber temperar a carne. Nem sal demais e nem sal de menos. Queremos a carne temperada perfeitamente! A hora certa de temperar a carne, eu já ensinei à vocês em um post passado. Mas tão importante quanto saber quando adicionar o sal é saber quais sais podemos utilizar e qual a diferença entre eles.


O sal serve para realçar todos os sabores. Mesmo em receitas doces, é essencial que coloquemos pelo menos uma pitada de sal para que a receita fique ainda mais saborosa.


Quando se fala em churrasco, o primeiro tipo de sal que vem à cabeça da maioria das pessoas, tenho certeza que é o sal grosso! Essa é a tradição e a forma como a grande maioria aprendeu a temperar a sua carne. Porém, hoje em dia, com a grande evolução do churrasco brasileiro, já sabemos que o sal grosso não é a melhor opção para se temperar uma carne. Existem vários tipos de sal, cada um com sua característica e utilizado para finalidades diferentes. Então vamos a cada uma delas.


Sal Grosso: a não ser que seja para criar um "forninho" de sal como fazemos no infiernillo ou no forno, sabemos que o sal grosso não tem mais lugar no churrasco. Além de termos um disperdício enorme de sal quando utilizávamos o sal grosso, se por um acaso mordéssemos um grãozinho desse sal, corríamos o risco de machucar o dente. Hoje em dia, no churrasco perfeito, o sal grosso foi substituído por vários outros tipos de sal, principalmente o sal de parrilla.



Sal de Parrilla: é um sal marinho iodado tradicional de churrasco na Argentina. Tem uma granulação mais fina que o nosso sal grosso, permitindo que ele se dissolva com mais facilidade.


Sal defumado: defumado lentamente usando madeiras nobres. Confere um sabor levemente defunamdo, combinamdo bem com algumas carnes e acompanhamentos.


Sal Rosa: o sal rosa que conhecemos é um sal com vários minerais que alteram a cor e o sabor desse sal. Diferente do que pensam algumas pessoas, ele não é um sal puro e pode também alterar o sabor da sua carne. A única coisa positiva que se tem em relação ao sal rosa é que ele contém uma quantidade de sódio bem menor que a do sal normal.


Flor de Sal: é o sal resultante da precipitação de sal na superfície de águas salgadas. Esse sal possui vários formatos, a depender da taxa de evaporação e da quantidade de impurezas da água. Portanto, a flor de sal não é necessariamente pura (ou seja, 100% NaCl) e são as impurezas de cada água que darão a cada flor de sal seu sabor característico. A flor de sal é um sal de finalização que confere uma textura crocante suave à carne.


Sal Maldon: é um tipo de Flor de Sal produzido na cidade de Maldon, leste da Inglaterra. É um sal marinho livre de impurezas e que tem a sua taxa de evaporação controlada para que se formem cristais de sal com formato de pirâmide. É um sal seco e bem soltinho, o que facilita a sua utilização para a finalização de pratos. O sal Maldon é um sal quase puro, sem retrogosto, com uma textura única e sem umidade, fazendo dele o melhor sal do mundo!


Agora que você já conhece os principais sais utilizados para se fazer um bom churrasco, espero que você deixe de lado o sal grosso e comece a testar os sais mencionados acima. Tenho certeza que isso vai elevar o seu churrasco a outro nível.



Beijos em brasa,

Be